domingo, 21 de fevereiro de 2010

A estrutura da Obediência


Gl 5.16 a 26
16 Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. 17 Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. 18 Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da Lei. 19 Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; 20 idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções 21 e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. 22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. 24 Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. 25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. 26 Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.

Uma das marcas indiscutíveis do autêntico discípulo é a obediência. Sem obediência não existe discipulado, não existe o viver cristão. Nesse texto Paulo vai nos ensinar como é possível obedecer à vontade Deus e quais os resultados dessa obediência. Antes Paulo faz questão de dizer que existe um conflito cristão entre a “carne”, o que somos por natureza e hereditariedade, a nossa condição caída, e o “Espírito Santo” que habita em nós e nos renova e regenera nos dando uma nova natureza. Esse conflito nos empurra para direções opostas. O resultado desse conflito é: “que vocês não fazem o que desejam”, ou seja, por nós mesmos não conseguimos ser vitoriosos: “o querer o bem está em mim; não porém, o efetuá-lo” (Rm 7.18). Mas e agora, só derrota? Bem, se ficarmos abandonados por nós mesmos não conseguiremos fazer o que devemos, pelo contrário, cederemos aos desejos de nossa velha natureza, mas se “andarmos no Espírito” (16) não satisfazemos os desejos da carne. Eis a saída de como o cristão pode obedecer a Deus - pela ação do Espírito Santo. Ele nos guia e nos possibilita a viver por Ele. Mas precisamos agir em obediência ao que a Bíblia nos fala. Precisamos “viver no Espírito”, “crucificar a carne com suas paixões” e “andar no Espírito”. Isso significa que, cada vez mais que aprendemos a andar no Espírito a nossa condição caída fica cada vez mais subjugada. Como nosso “líder”, o Espírito Santo toma a iniciativa. Ele afirma os seus desejos contra a carne e forma em nós desejos santos, mas nós temos que andar no Espírito de acordo com a sua regra. É preciso nos alimentar com o querer de Deus, com a vontade de Deus. É aqui que cabe a nós a obediência resultando no fruto do Espírito. Para concluir faço a seguinte pergunta: “Em que ocasião você percebeu a presença de um ou mais aspectos do fruto do Espírito em sua vida, como resultado de sua obediência ao Senhor Jesus?”

3 comentários:

  1. Bom dia a todos!

    Talvez neste texto esteja representata a maior guerra existente no universo, no menor campo de batalha do mundo: Nosso Coração!

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  2. "Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne"Um exemplo prático para se entender melhor essa afirmação é que se tivermos dois cachorros bem robustos e ferozes, um se chama "carne" o outro "espírito", eles sempre estão em comflito um querendo destruir o outro, qual deles cetamente venceria essa disputa? O que Você melhor alimentar.

    ResponderExcluir
  3. Tentar obedecer as leis de Deus por nossa própria vontade, sem "andar no espírito", é muito difícil e desgastante. Acabamos buscando saídas e desculpas para fazer tudo o que satisfaz a nossa vontade. Quando primeiro buscamos ter uma vida íntima com Ele e com isso passamos a ter o espiríto santo em nós, obedecer a vontade de Deus é consequência! Como ficou bem claro no texto.. é consequência de um crescimento espiritual que devemos buscar todos os dias!

    Ah em relação a última pergunta... eu percebo os frutos do espírito na minha vida quando, por exemplo, meu irmão tenta me irritar e não consegue!kkkkkkk Só o espírito santo de Deus mesmo pra me dar paciência!! Um abraço

    ResponderExcluir